Produtos e Cases

Trabalhamos para marcas e endomarcas, um termo que inventamos para definir as ações internas, que vão além da comunicação.

Sistema de comunicação interna Infoglobo

O desafio era tornar a comunicação interna eficiente, sistemática e – principalmente –participativa. Gerenciar a rádio-corredor, fazer com que gestores se comunicassem com suas equipes, integrar áreas, ter veículos bem avaliados e lidos foram as metas que a Infoglobo traçou.
Investigação – focus groups com funcionários, entrevistas com todos os Diretores e análise de veículos internos por seis meses – foi a base para o redesenho do Sistema de Comunicação Interna. Uma campanha audaciosa e bem-humorada de lançamento, e ganhamos a organização. Os resultados logo apareceram na melhoria do item “Comunicação” na Pesquisa de Clima.

Oi pra fora e pra dentro

A lição número 1 do projeto Marca Única OI*: não adiantava mudar a marca apenas externamente. Para ter sucesso a transformação devia começar internamente. O projeto envolveu toda a empresa – os laranjas e os azuis – e coube à Diretoria de Gente promover essa virada cultural até o Dia D, lançamento no mercado. Desenvolvemos um plano de comunicação para os oito meses que antecederam a data, convergindo as pessoas e suas atitudes na mesma direção, quebrando barreiras e valorizando a diversidade em um novo jeito de ser Oi. As lideranças tiveram papel estratégico. Noções de branding foram difundidas através do conceito de Embaixador da Marca. O resultado foi uma equipe altamente engajada e orgulhosa de fazer parte deste movimento.
*iniciativa que unificou Telemar e Oi em uma só marca, a Oi.

Ampla, uma empresa que se reinventou

Branding puro, quase um caso de livro, a Ampla se reinventou. Do resultado financeiro à opinião do cliente, do clima interno ao número de “gatos”, os índices da antiga Cerj eram os piores de todo o Grupo Endesa.
No projeto de mudança que antecedeu a mudança do nome, A Planning liderou pesquisas com clientes e empregados, para entender o DNA da empresa. Depois, identificou atributos, alinhou o staff diretivo e definiu o posicionamento, com briefing para a empresa de design que iria fazer o namming e logomarca. O plano era audacioso, uma mudança total nos indicadores operacionais e performance da empresa, e o projeto de branding aconteceu em paralelo, envolvendo clientes e público interno. No plano de comunicação, com timming de um ano, estavam contempladas as ações para stakeholders, tanto prévias quanto para lançamento e sustentação.

Formando o time Oi Finanças

Um público eclético de 900 pessoas, unidas em uma única Diretoria. A área de Finanças da Oi sabia que precisava reconhecer os bons trabalhos e dar às pessoas o senso de time para alcançar melhores resultados. Conversamos com os empregados em grupos de discussão, vimos as melhores práticas no mercado e usamos nossa experiência para criar uma newsletter digital da área – Finanças Em Alta – e a primeira convenção para integrar e alinhar a equipe. Agenda, convite, temas propostos e o ambiente do OI Casagrande somaram para resultados, que ficaram sacramentados com o aumento de 20 pontos na pesquisa de clima da área.

Votorantim Cimentos entre as melhores

Fazer parte pela primeira vez do Guia das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar era o sonho da equipe de Recursos Humanos da Votorantim Cimentos. Atacamos em duas frentes para dar visibilidade às ações da empresa: escrever a ação num book muito elucidativo e mostrar aos empregados o que a VC oferecia, de maneira transparente. Não inventamos nada novo, apenas comunicamos de maneira diferente, juntando programas que fariam mais sentido em bloco, aumentando o tom de voz de uma determinada ação, reescrevendo textos sobre as atividades de Recursos Humanos. Além disso, criamos o “Você na VC”, um balanço das ações dos empregados permeadas pelos produtos de Recursos Humanos, e um vídeo sobre compensação total apresentado pelo próprio Diretor de RH. O resultado foi a estreia da VC entre as Melhores Empresas para se Trabalhar do Brasil em 2009.

Embraer Notícias e os Valores

Desenvolver um novo projeto editorial para o principal veículo de comunicação com os empregados em nível mundial, o Embraer Notícias. Mais que isso, nosso desafio era torná-lo a expressão dos Valores Corporativos. Entrevistamos funcionários do mundo todo, analisamos edições anteriores e a descrição dos Valores para criarmos uma identidade clara e consistente, que migrou o jornal do factual para o comportamental. Editorias, retrancas, estilo de texto, tudo foi planejado. O grande desafio? Ser estratégico, leve, mas nunca didático! Os temas do negócio são abordados pelo viés da atitude das pessoas, refletindo a cultura da Embraer em cada editoria. Os resultados apareceram já nas primeiras sondagens: 94% dos respondentes afirmam que o jornal é ótimo ou excelente e o índice de leitura cresceu 30%, chegando perto dos 90%.

Um novo jeito de ver a Embratel

Como se cria um programa de reconhecimento? Entendendo o que a empresa precisa estimular naquele momento, tendo em vista sua estratégia. Na Embratel, criamos o Visão 21, chamando os empregados a inscreverem cases que tivessem como base criatividade e/ou senso de oportunidade, com resultados concretos, convergindo discurso e prática. Todos empregados podiam participar e as inscrições partiam de quem era beneficiado por uma atitude diferenciada. A cada trimestre, 15 empregados eram reconhecidos e 5 premiados, que também participavam da premiação anual, em que 3 cases eram escolhidos como os melhores.

Trakinas: um mergulho no mundo das crianças

A Fleishmann Royal/ Nabisco tinha o desafio de reposicionar a marca Trakinas, biscoito infantil que vinha perdendo share e liderança de mercado. A Planning fez um desk research muito abrangente, que envolveu sondagens com psicólogos, famílias, uma dinâmica em que crianças inventavam um programa de TV, análise de clipping e conversas com roteiristas de programas infantis. De diferente, analisamos longamente a programação da TV, estética de desenho animado e entretenimento, para entender o mundo como a criança o via retratado. Somando tudo, e colocando inteligência na análise, este projeto foi batizado de Universo Infantil, rodou vários países em convenções Nabisco e foi base para o reposicionamento do produto, embalagens, plano de comunicação e campanha publicitária.