Bistrô

Novos desafios para a Comunicação Interna?

26 Abr 2013

“A Intranet poderia ter mais serviços”, “poderíamos receber menos e-mails corporativos”, “ainda falta transparência na comunicação”.  Com certeza, o constante aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna é um objetivo permanente da área.

Mas não nos parece ser hoje seu maior desafio.

Nos últimos anos, fizemos muitos e muitos grupos focais em companhias de diferentes perfis (indústria, serviços, financeiro, recém-privatizadas) sempre buscando as percepções sobre comunicação dentro das empresas. Por conta da profissionalização da área, cada vez mais o que temos escutado são percepções positivas: a newsletter tem trazido mais conteúdos sobre o negócio, as informações de salários e benefícios já podem ser encontradas – e compreendidas – e até mesmo as lideranças, que já foram em algum momento os vilões da comunicação interna, parecem estar mais imbuídos desta missão.

Se assim é, porque quase todos os nossos grupos começam com frases como “nossa empresa não se comunica”, “aqui tudo se perde, nada se comunica”?

O que nos parece é que a Comunicação Interna tem feito um ótimo trabalho em dotar os colaboradores de conteúdos – seja diretamente ou através das lideranças, a Comunicação Descendente – mas não tem focado em produzir uma cultura comunicativa, criando ferramentas e processos que aproximem as áreas e facilitem o cotidiano de trabalho.

Por seu poderoso impacto – não apenas nos resultados da empresa, mas também no engajamento e felicidade das pessoas – apostamos na Comunicação Ascendente e especialmente na Comunicação Lateral como o próximo grande desafio a receber um abraço de Comunicação Interna.

Dica: para conhecer o conceito e ter insights sobre o papel e a importância da comunicação Lateral, recomendamos Fundamentos de Comportamento Organizacional, de Ames G. Hunt, John R. Schermerhorn Jr. e Richard N. Osborn. Dá para acessar boa parte do livro neste link: http://books.google.com.br/books?id=2UktLDGA3cMC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
por:

Deixe uma resposta