Bistrô

Etiqueta na web

19 Out 2012

O título é de um blog delicioso da jornalista Helena Duncan, que último dia 16 publicou um post com o tema “compartilhando ou sendo exibido”,  que dispensa explicações.  Tem uma questão aí que é a quantidade de gente nas nossas redes que estão lá por estar, às vezes amigos  de anteontem que você mal conhece hoje, clientes, gente que você viu uma vez e até alguns que você só conhece do mundo digital.  Existem diferentes públicos,  que têm  relações distintas com você.   Na hora de postar, temos que pensar nessa rede de públicos como pensamos na hora de fazer um planejamento de comunicação,  porque a  foto do seu filho na Disney, que pra uns soa como “ah, que gracinha”, pra outros é “tá bom”. Quando são 10 fotos, na minha opinião pra todos os públicos vira algo tipo exibicionismo em alguns casos e sempre muito chato em todos.  Deviam estar num álbum exibido apenas para os amigos chegados e familiares.

Não que é questão de se gabar, ver um prato lindo no jantar em Paris é tão interessante  pra mim quanto um sanduba lindo que alguém acabou de produzir e resolveu postar.  E ainda uma ilha na Grécia, uma viagem roubada (e divertida) pro interior da Bahia, ou perder um vôo.

A diferença é entre ser um post, um comentário, uma análise, compartilhar uma experiência ou decidir transformar a vida na rede social em reality.  Lembrando, a sua audiência  na web é de públicos diversos.

Um follow up da viagem à Europa, 15 fotos dos filhos na Disney,  todas as fotos de todos os jantares, toda semana o esmalte que usou, o álbum completo do casamento  é desnecessário.  Aliás, tanto para as pessoas quanto para a comunicação das marcas, porque a superexposição é cansativa.

Deixa de ser  rede social, pitadas de pensamento e informações, e se transforma em  conheça minha vida pela rede,  quase um spam em forma de post.   Confesso que já excluí gente porque fica me parecendo assistir a um Big Brother que não escolhi, assim como coloco no lixo as marcas que  exageram na minha caixa postal.

Vale conhecer o Etiqueta na Web, o link para o post está aqui:

http://etiquetanaweb.com/2012/10/16/compartilhando-ou-sendo-exibido/

por:

Deixe uma resposta