Bistrô

Uma caloura no Social Media Brasil 2011

27 Jun 2011

Apesar desse post estar um pouco atrasado, posso dizer que a singela reflexão que farei é atemporal.

Não sou expert no assunto, muito menos frequentadora nata desses eventos. Posso dizer que o #smbr2011 foi a minha estreia. Estreia física, porque costumo acompanhar virtualmente esse tipo de debate.

Sendo assim, pousei por lá ainda meio perdida, com a ansiedade a mil e na expectativa de ouvir a galera falando sobre construção de marca como suporte de uma estratégia online, a marca como ponto de partida para as ações táticas… bem como um aprofundamento na questão do comportamento, da sociologia, da psicologia.  É obvio que, como planejadora, estava atrás de abordagens relevantes e aplicáveis em minha realidade. Meu radar estava um pouco seletivo.

Por isso, nesse sentido, destaco com louvor os meninos da DM9 (@tozzini e @GulabGiri) falando de branding do futuro, DNA de marca, do Social Content etc, do Marcelo Coutinho (@mcoutinho) trazendo a sociologia para o debate, aprofundando o aspecto inerentemente social das relações humanas, independente do meio, e do @barbato apresentando o Brand Key e afirmando que toda estratégia de mídias sociais deve ser construída a partir da essência da marca.  E por fim, a Martha Terenzzo (@marthaterenzzo9)  concluindo que “a gente sempre foi rede”. Bom demais!! Trouxeram reflexões e não apenas conceitos soltos. (PS: Não consegui assistir, mas ouvi dizer que a palestra da Adriana Kevill também foi maravilhosa e transitou por esses temas).

De resto, ouvi muito mais do mesmo, aquelas dicas aham, so what?: crie diálogo, invista em relacionamento com o seu consumidor, identifique os seus alfas, foque no usuário, o ser humano é importante, promova o engajamento com o público-alvo e não ofereça pequenas recompensas em troca de RTs ou Likes. Ok, ok, já entendemos isso. É inegável que tinha muita coisa “técnica” de extrema qualidade. Contudo, quando a discussão caminhava mais no sentido da “humanização” da comunicação, deixava a desejar.

Caso queiram tirar suas próprias conclusões e saber mais detalhes, o site do evento disponibilizou as apresentações dos palestrantes, bem como a cobertura do evento que, por sinal, está bem completa.

 

por:

Deixe uma resposta