Bistrô

Pão de Açúcar, o que é compromisso com a natureza?

07 Jun 2011

Acabo de abrir um simpático envelope de papel reciclado enviado pelo Pão de Açúcar. Dentro seis belos cartões. Na frente dos cartões uma foto e uma mensagem do tipo: “Meu reino por uma árvore”ou “Na minha escola a gente tem aula de horta”. Atrás, algumas ações que a rede implementará até o final de 2012(!) como parte do seu programa Compromisso com a Natureza.

Peraí! Não entendi! Como assim o compromisso da rede de supermercados com a natureza permite que eles desperdicem um monte de papel? Sim, porque eles não acham que eu conseguirei reter na memória o monte de ações com nomes diferentes, fora as frases de assinatura, slogan etc, etc. E que outra utilidade os cartões gigantes – eles são 15 x 21 cm – têm, além de ir para o lixo?

Já falamos várias vezes neste blog que tudo comunica. Não é só o que está escrito, mas o material, o gesto, e, se o tema é Sustentabilidade, por que não falar do descarte? Há tantas opções que usam menos papel. Resumir tudo em um só cartão, por exemplo, usar o meio eletrônico ou até um anúncio no jornal. Se a ideia era me convencer a pagar mais caro pelos produtos para que o Pão de Açúcar possa cuidar da natureza, não foi feliz. Prefiro eu mesma cuidar da natureza, enquanto faço compras em um supermercado com melhores preços e infraestrutura.

 

por:

Uma resposta para “Pão de Açúcar, o que é compromisso com a natureza?”

  1. igor disse:

    Olá, muito importante seu comentário. Hoje as empresas fazer uma ação que beneficia 10 pessoas e para divulgar isso gastam muito mais que o investido nos projetos.

Deixe uma resposta