Bistrô

A Revolução do Consumidor: nas trincheiras da web – Parte 1

05 Abr 2011

Quando era criança, fiquei acordada algumas noites imaginando minhas bonecas antigas articulando um motim para se libertar da prateleira do alto e retomar o controle do quarto, como punição pelos maus tratos e exílio impostos.

Mas enquanto eu assisti à peça “A Revolta dos Brinquedos” e me preocupei na época em tomar uma atitude, tem muito profissional de comunicação ignorando a revolução do consumidor que está em curso. Ironia, criatividade – e até mesmo violência – estão sendo usadas como armas. A vida em rede é sem dúvida o meio.

Os revoltosos não são parte de uma frente única, pelo contrário, estão espalhados pelos quatro cantos do mundo em focos geralmente individuais. Mas os gritos de guerra são muito semelhantes: “não me venda o que não pode entregar”, “respeite a minha inteligência – e a minha paciência”. Cada novo grito arrasta milhares, até mesmo milhões pelas redes sociais – e vai afundando pouco a pouco os porta-aviões da credibilidade das empresas.

E não estou falando de apenas postar um míssil no reclameaqui.com.br. Não faltam exemplos de ações realmente elaboradas, para vingar os consumidores. Minha predileta, que lavou minha alma de consumidor – e levantou minha orelha de comunicadora – foi a de um grupo de clientes que resolveu dar o troco na mesma moeda à Mobistar, uma companhia telefônica belga que tem um péssimo atendimento em seus Call Centers. É uma ação simplesmente genial, que mostra um altíssimo nível de articulação dos consumidores revoltosos: quatro clientes se “entregaram” dentro de um container bloqueando a porta do estacionamento da empresa. Assim que o segurança ligou para fazer a primeira reclamação e exigir a retirada do container… bom, ele foi transferido para o setor responsável. Vale muito a pena assistir aos 10 minutos (legendas em inglês). Quase um milhão de pessoas já assistiram.

Amanhã a gente mostra mais alguns revoltosos e suas armas.

 

por:

Uma resposta para “A Revolução do Consumidor: nas trincheiras da web – Parte 1”

  1. […] var addthis_product = 'wpp-254'; var addthis_config = {"ui_language":"pt"};Ontem defendi em um post que está em curso uma grande revolução dos consumidores, que foram muito além de simplesmente […]

Deixe uma resposta